O aquecimento global pode ser considerado um dos mais sérios desafios ambientais que a Humanidade enfrenta.
Até 2100 a Terra aquecerá entre 1,8º C e 6º C, em consequência das emissões de gases lançados na atmosfera pelo Homem. Este aquecimento climático afecta já os glaciares e as chuvas e deixa prever um aumento dos fenómenos como inundações, secas, vagas de calor, ventos fortes... A destruição dos ecossistemas levará a catástrofes que afectarão principalmente os mais pobres.

QUAIS OS IMPACTES DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS EM PORTUGAL?
Se quisermos travar os trágicos acidentes que estão previstos para o século XXI, resultantes do aquecimento global, teremos de reduzir, imediatamente, as emissões de gases de estufa em cerca de 80%.
Infelizmente, a maior parte dos países, nomeadamente os EUA, o Canadá, a Austrália e o Japão, não está interessada nesta redução, colocando os interesses económicos acima dos valores ambientais.
Portugal será uma das áreas bastante afectada com os efeitos do aquecimento global.
Um dos maiores problemas será a destruição de vastas zonas costeiras: 67% da nossa costa sofre o risco de perda de terreno.
Além da questão da subida do nível das águas do mar- que provocará perda de areias, de dunas e intrusão salina - as tempestades marítimas poderão ainda ser mais devastadoras.
Mas o aumento da temperatura global irá ter, também, repercussões no risco de incêndios.Por outro lado, a diminuição das chuvas, especialmente no Sul do país, irá provocar novas crises de seca e desertificação de parte do Alentejo, bem como alterações nas produções agrícolas.



Os incêndios são uma importante causa do aquecimento global







Foi colocado em 20:28 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    Anónimo disse...

    HTML

  1. ... on 23 de outubro de 2008 às 22:21