A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial sem Tabaco, que se comemora no dia 31 de Maio. Ela pretende sensibilizar a comunidade em geral sobre os malefícios do consumo dos produtos derivados do tabaco, divulgar e reforçar as leis que restringem o uso do tabaco em ambientes fechados, estimular os principais empregadores a converterem suas empresas em ambientes livres de tabaco, promover e divulgar o Programa Nacional para o Controle do Tabagismo, divulgar e apoiar o desenvolvimento e adopção da Convenção Quadro Internacional para o Controle do Tabaco, proposta pela Assembleia Mundial de Saúde.

Partindo destes pressupostos e com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar, e não só , alguns dos meus alunos do 7º F, em Área de Projecto, escolheram trabalhar o tema “Tabagismo”.

Apresento aqui um dos cartazes produzidos.










Clique na imagem para ver PowerPoint.






Por todo o final do século XIX e princípios do século XX, assistiu-se a um intensificar da emigração portuguesa.
Porém, o grande aumento dos movimentos emigratórios surgiu a partir de 1950, atingindo o seu auge nos finais da década de 60 e início da de 70.
A par da emigração legal verificou-se, essencialmente a partir dos anos 50, a saída clandestina de pessoas. Chega a admitir-se que, nos anos da década de 70, mais de 1/3 das saídas se fizeram ilegalmente.
Durante muitos anos, o Brasil foi o grande centro de atracção dos portugueses. Depois de 1950 o destino dos nossos emigrantes foi a Europa Ocidental, nomeadamente a França e a Alemanha.
Durante muitos anos, a maior parte daqueles que emigravam provinha do meio rural, mas, após 1970. começam também a emigrar muitos indivíduos que trabalhavam na indústria e em actividades do sector terciário.
Nos últimos vinte anos, Portugal tornou-se, também, num país de destino para muitos imigrantes.
Até aos anos noventa, foi sobretudo procurado por habitantes dos países lusófonos, mas actualmente preponderam os oriundos dos países do Leste europeu.
A par da imigração legal, vive no nosso território um elevado número de imigrantes ilegais.
Nem sempre a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa tem sido feita de forma fácil e rápida. É frequente surgirem comportamentos discriminatórios quer do lado dos imigrantes quer por parte dos nacionais.
As atitudes de intolerância devem ser repudiadas por todos.



Um dos fenómenos que pode trazer alterações climáticas é o El Niño, um fenómeno que ocorre junto à costa do Peru, onde existe uma corrente de água fria com o nome de corrente do Peru. Esta corrente tem origem nos mares frios antárcticos e, durante a ocorrência do El Niño, enfraquece e a temperatura das águas aumenta. Este fenómeno tem como consequência alterações climáticas que, por sua vez, alteram os ambientes dos seres vivos. Mas também acontece um fenómeno contrário: La Niña, que consiste no arrefecimento das águas do oceano pacífico junto ao equador.
As principais consequências de El Niño hoje são: a alteração da vida marinha na costa oeste dos EUA e do Canadá e no litoral do Peru; o aumento de chuvas no sul da América do Sul e sudeste dos EUA; secas no Nordeste brasileiro, centro da África, Sudeste Asiático e América Central e tempestades tropicais no centro do Pacífico.
CURIOSIDADE
O nome El Niño foi dado pelos pescadores peruanos, já que este fenómeno ocorre no Natal, quando se celebra o nascimento do Menino Jesus (El Niño Jesús, em Espanhol).


O aquecimento global pode ser considerado um dos mais sérios desafios ambientais que a Humanidade enfrenta.
Até 2100 a Terra aquecerá entre 1,8º C e 6º C, em consequência das emissões de gases lançados na atmosfera pelo Homem. Este aquecimento climático afecta já os glaciares e as chuvas e deixa prever um aumento dos fenómenos como inundações, secas, vagas de calor, ventos fortes... A destruição dos ecossistemas levará a catástrofes que afectarão principalmente os mais pobres.

QUAIS OS IMPACTES DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS EM PORTUGAL?
Se quisermos travar os trágicos acidentes que estão previstos para o século XXI, resultantes do aquecimento global, teremos de reduzir, imediatamente, as emissões de gases de estufa em cerca de 80%.
Infelizmente, a maior parte dos países, nomeadamente os EUA, o Canadá, a Austrália e o Japão, não está interessada nesta redução, colocando os interesses económicos acima dos valores ambientais.
Portugal será uma das áreas bastante afectada com os efeitos do aquecimento global.
Um dos maiores problemas será a destruição de vastas zonas costeiras: 67% da nossa costa sofre o risco de perda de terreno.
Além da questão da subida do nível das águas do mar- que provocará perda de areias, de dunas e intrusão salina - as tempestades marítimas poderão ainda ser mais devastadoras.
Mas o aumento da temperatura global irá ter, também, repercussões no risco de incêndios.Por outro lado, a diminuição das chuvas, especialmente no Sul do país, irá provocar novas crises de seca e desertificação de parte do Alentejo, bem como alterações nas produções agrícolas.



Os incêndios são uma importante causa do aquecimento global







Um olhar pelo Mundo....

A Oceânia mantém muitas das suas tradições, apesar da influência europeia. Apresenta grande mistura étnica, destacando-se os aborígenas na Austrália e os Maoris na Nova Zelândia. A língua dominante é o inglês, fruto da colonização, no entanto, existem cerca de 1300 idiomas nativos.

Guerreiro papua (Papua-Nova Guiné)



Um olhar pelo Mundo....

Desde a Antiguidade que a Ásia se caracteriza por ser o continente com maior variedade étnica. A etnia mongol é a mais populosa do Mundo e a mais característica do continente asiático.
Na Ásia falam-se mais de 2165 línguas, destacando-se o mandarim, e são utilizados mais de 30 alfabetos.


Mulher-girafas. Tradição preservada pela tribo Padaung, no norte da Tailândia. As argolas de cobre no pescoço para o esticar são o símbolo da identidade da tribo.



No mundo actual, onde a tendência é sobrevalorizar as maiores nações. Sobrevivem países notáveis pela pequenez dos seus territórios, mas que, no entanto, constituem grandes Estados entre as Nações. No meio dos gigantes que dominam a política mundial, essas pequenas unidades nacionais parecem cordeirinhos no meio de uma alcateia de lobos. No entanto, é com admiração que vemos entre as potências distribuídas pelo mundo a sobrevivência desses minúsculos países, cuja força parece estar unicamente nas suas tradições e no direito à independência e à liberdade.

Procurem conhecê-los!
Eis só dois exemplos,
Nauru é um dos menores países do mundo, resumindo-se a uma pequena ilha da Micronésia, relativamente isolada. Cobrindo somente 21 km2, a menor república independente e o único país do mundo que não tem oficialmente uma capital; Yaren é a maior cidade e onde se encontra a administração do país.

Tuvalu é um estado da Polinésia formado por um grupo de 9 atóis (o atol é uma ilha em forma de anel feita de corais e outros invertebrados, em forma aproximadamente circular, constituindo uma laguna no seu interior), antigamente chamado Ilhas Ellice.


Assinala-se hoje, no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, o Dia da Internet, uma iniciativa que pretende promover a reflexão sobre as potencialidades das novas tecnologias na vida dos cidadãos. Esta iniciativa, à qual Portugal aderiu, conta com a participação de 22 países, na sua maioria de língua oficial castelhana, contribuindo com a organização de eventos que promovem a utilização da Internet e a exploração das suas capacidades. O Dia da Internet, criado com o aval das Nações Unidas, foi idealizado pela Associação dos Utilizadores de Internet espanhola e é assinalado com a promoção de vários eventos relacionados com a Internet. Fonte: Jornal Público (17/05/2007)


Em 1985, cinco países da União Europeia - França, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos – estabeleceram um acordo com o objectivo de criar uma área sem restrições de viagem, na qual os controlos fronteiriços entre os países participantes fossem eliminados e existisse uma maior cooperação no combate ao crime transnacional.
Este acordo, conhecido por Acordo de Schengen, foi assinado a bordo do barco Princesse Marie-Astrid no rio Mosela, próximo a Schengen, uma pequena vila do Luxemburgo na fronteira com França e Alemanha.
Mais tarde o Acordo de Schengen foi incorporado nos acordos de cooperação com a UE e inclui actualmente os países da União à excepção da Irlanda e do Reino Unido
Nos 13 países-membros da União Europeia em que vigora o Tratado de Schengen não há mais controle interno de fronteiras e os limites externos são supervisionados de forma compartilhada.
Os países que integraram a União Europeia em 2004 deverão implementá-lo a partir de Outubro de 2007.
As autoridades de fronteira fazem uso de um sistema conhecido como Sistema de Informação Schengen (SIS), que reúne dados sobre quem entra e sai dos países, solicitação e concessão de vistos e asilos bem como bens roubados.
A partir de Outubro de 2007, com a sua adopção pelos novos países-membros da UE, o sistema ganhará uma segunda versão, que terá a capacidade de reconhecer características biométricas.


Sabias que...
O povo Surma vive numa área remota do sudoeste da Etiópia, perto da fronteira com o Sudão, e mantém costumes de séculos, como o uso de disco de madeira pelas mulheres para esticar os lábios.
Em ocasiões festivas, os Surmas decoram os seus corpos.










O Everest ou Evereste é a montanha mais alta do mundo. Está localizado na cordilheira dos Himalaias. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete(China).

O Everest foi assim chamado por Sir Andrew Waugh, o governador-geral da Índia colonial britânica, em homenagem ao topógrafo geral da Índia na época, Sir George Everest.
Radhanath Sikdar, um matemático e topógrafo indiano de Bengala, foi o primeiro a identificar o Everest como a montanha mais alta do globo, de acordo com seus cálculos trigonométricos em 1852
Houve uma medição oficial da altitude do cume ocorrida em 1975, com o valor de 8848,13 m. Nos anos seguintes, e devido às forças geológicas, que continuam a formar a Cordilheira dos Himalaias, considerava-se que a altitude aproximada seria de 8850 metros acima do nível médio das águas do mar.
A última medição oficial é de uma equipa chinesa, que, entre Março e Junho de 2005, verificou, através de um novo método (ondas de rádio) que tem uma margem de erro de 21 centímetros, que a altitude oficial é de 8844,43 metros.



O lago de Constança (alemão: Bodensee) é um lago atravessado pelo rio Reno.

Situa-se na fronteira da Alemanha a Norte, da Áustria a Leste e da Suíça a Sul;
A Sua área é de 536 km². Ela foi recalculdada em 2004, pois o valor anterior de 571 km² correspondia ao nível de cheia e não ao nível médio.
O lago situa-se a 395 m acima do nível do mar e é o terceiro maior lago da Europa Central.
Fornece água para diversas cidades do sul da Alemanha.
O lago de Constança foi formado pelo gelo do rio Reno durante a Era glaciar.
Não existe consenso sobre onde passam as fronteiras da Suíça, Alemanha e Áustria no lago. Enquanto que a Suíça mantém a ideia de que a fronteira passa no meio do lago, a Áustria considera que o lago está sujeito ao condomínio de todos os três Estados das suas margens. A Alemanha também mantém uma opinião ambígua. Questões legais relacionadas com a circulação de barcos e pesca são regidas em tratados separados.


O ex-ministro francês Robert Schuman


O "Dia da Europa". comemorado a 9 de Maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de Junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986. Inicialmente dirigido em particular à comunidade escolar, o Dia da Europa, é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.
Considerados de grande importância para a identidade europeia, os principais símbolos europeus, a bandeira, o hino, o lema, a moeda e o Dia da Europa - deverão integrar o direito primário comunitário, uma vez que são já parte integrante da Proposta de Tratado Constitucional.
Porquê dia 9 de Maio?
Dia 9 de Maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa".


Já pertenço ao mundo da Blogosfera!
Afinal não é assim tão difícil.
O Blog irá conter informações geográficas (curiosidades, dias comemorativos, etc...).
Até já...