A Eslovénia substituiu, este terça-feira, Portugal na Presidência semestral rotativa da União Europeia, seis meses que deverão ser dominados pela provável declaração de independência do Kosovo face à Sérvia. O primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, já anunciou que a estabilização dos Balcãs é a prioridade deste país durante o semestre em que vai assumir a presidência europeia, naquela que é a primeira liderança europeia de um país ex-comunista. Apesar de ser um país pequeno e de apenas ter aderido à União Europeia em 2004, a Eslovénia poderá estar em boa situação para mediar a questão do Kosovo, já que fez parte, junto com a Sérvia e Kosovo, da Jugoslávia. O ministro esloveno dos Negócios Estrangeiros, já reconheceu que o seu país vai ter uma tarefa complicada na mediação entre os seus “amigos” kosovares e sérvios, trabalhando ao mesmo tempo para manter a União Europeia coesa. Dimitrij Rupel também já se expressou sobre outras das preocupações eslovenas durante os seis meses da sua presidência, o acompanhamento do processo de ratificação do Tratado de Lisboa, admitindo que o caso «mais complicado» será o da Irlanda, que, por via da sua constituição, é obrigada a fazer um referendo para ratificar este documento.
A partir desta terça-feira, Chipre e Malta aderem à Zona Euro, aumentando para 15 o número de países que utilizam a moeda única europeia, nove apenas a pós a criação desta unidade monetária. Com estes dois países, que são as duas mais pequenas economias da UE e que no seu conjunto têm 1,2 milhões de habitantes, o número de habitantes que passa a utilizar o Euro como sua moeda oficial é agora de 320 milhões.
As notas e moedas de euro começaram a circular em 2002, tendo Portugal sido um dos países fundadores do Euro. Em 2001, a Grécia aderiu ao Euro, uma adesão que apenas foi concretizada pela Eslovénia seis anos depois.
In TSF Online


Foi colocado em 14:34 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    Amaral disse...

    Adelaide
    Esta primeira visita é para desejar um 2008 pleno de coisas boas, pois tu mereces.
    Bjinho

  1. ... on 2 de janeiro de 2008 às 10:34