Uma das grandes riquezas da humanidade é a sua heterogeneidade. Os povos devem mostrar uma compreensão recíproca pelos vários elementos culturais existentes nas diferentes sociedades.
Porém, nem sempre as culturas se respeitam umas às outras. Certos indivíduos ou povos acham que a sua maneira de abordar os assuntos, ou de pensar, é a melhor e a mais acertada, pelo que consideram a sua cultura como superior. Todos os outros que não pensam ou agem como eles são considerados menos perfeitos, sendo rotulada a sua cultura de inferior.
Nos últimos anos, em alguns países europeus, certos grupos políticos acusam os imigrantes de serem responsáveis pelo aumento de desemprego e insegurança no país, acusações muitas vezes infundadas, já que a maioria dos imigrantes trabalha em actividades que os naturais do país rejeitam. A esta forma de ódio aos estrangeiros chama-se xenofobia.
O racismo é uma forma de preconceito que se baseia nas diferenças físicas da humanidade. As atitudes racistas tiveram grande expressão na época colonial, mas ainda hoje existem muitos exemplos de grupos que perseguem e discriminam outros, unicamente por questões de raça. A África do Sul foi um dos países onde se fez sentir mais a discriminação racial até à década passada.



Durante o regime do “apartheid” na África do Sul até as praias eram divididas para brancos e negros





In: Geodiversidade - Didáctica Editora


Foi colocado em 23:25 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

    Amaral disse...

    Adelaide
    Essas questões de racismo são lamentáveis e de condenar. Essas e outras quejandas como as atitudes ditaturiais que vão acontecendo no nosso país e nos nossos dias.
    Boa semana
    Bjo

  1. ... on 13 de janeiro de 2008 às 20:38  
  2. Amaral disse...

    Olá Adelaide
    Hoje, Dia Mundial da Poesia, passei para te desejar uma Santa Páscoa.
    Beijinho

  3. ... on 21 de março de 2008 às 21:40