Na origem do Dia da Europa está a Declaração Schuman, proferida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês a 9 de Maio de 1950, onde propôs à Alemanha e aos países que quisessem aderir, a gestão conjunta das produções de aço e de ferro, através da instituição de uma Alta Autoridade, que veio a dar origem às Comunidades Europeias, hoje União Europeia. Surgiu, então, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).


Para comemorar o "Dia da Europa" ,que se celebra a 9 de Maio, as professoras de Geografia organizaram uma exposição designada "Cinco Dias, cinco Continentes" que ainda se encontra patente no polivalente e na biblioteca da escola.


Esta "viagem" pela Europa, Ásia, América, África e Oceânia permitiu o "contacto" com uma grande diversidade de povos e culturas/modos de vida existentes nos diferentes países.


Aventurem-se nesta viagem...


Não poderia deixar de agradecer publicamente às colegas que se disponibilizaram e trouxeram peças de artesanto, de diferentes países, que enriqueceram a nossa exposição. Algumas embaixadas que contactamos, e foram muitas, responderam prontamente e enviaram muito material, desde panfletos, a CD's, DVD's, mapas, entre outros. Um muito obrigado a todos!


Como curiosidade...

Se se aventurar por uma viagem pela Europa não esqueça de tentar dizer algumas frases na língua local pois isso acrescentará um pouco de cor à sua experiência. Comece por um «bom dia»:

Checo -Dobre rano
Italiano - Buongiorno
Dinamarquês - God morgen
Letão -Labrīt
Neerlandês - Goedemorgen
Lituano - Labas Rytas
Inglês - Good morning
Maltês - L-Ghodwa t-Tajba
Estónio - Tere hommikust
Polaco - Dzień dobry
Finlandês - Hyvää huomenta
Português -Bom dia
Francês - Bonjour
Eslovaco - Dobré ráno
Alemão - Guten Morgen
Esloveno - Dobro jutro
Grego - Kalimera
Espanhol -Buenos días
Húngaro - Jó reggelt
Sueco - God morgon


Foi colocado em 19:25 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

    Carla Pimentel disse...

    Muito giro, muito divertido, muito educativo, muito... excelente.
    Beijinhos

  1. ... on 12 de maio de 2009 às 22:01  
  2. GeoBlog disse...

    Obrigada Carla!
    bjos

  3. ... on 13 de maio de 2009 às 01:02