Os alunos dos nonos anos trabalharam diversos temas relacionados com desafios ambientais (A destruição das "Barreiras de Coral"; A contaminação radioactiva; A diminuição dos recursos piscatórios; A Poluição das águas continentais - rios, lagos, albufeiras, aquíferos -; A Poluição Sonora - o ruído).
Nos temas tinham que referir as causas, consequências e soluções. Estes foram sorteados e cada grupo trabalhou o seu. Para além disso, tinham de criar um "slogan" de chamada de atenção aos cidadãos.
A organização do PowerPoint ficou entregue ao gosto e criatividade de cada grupo.
Começo por apresentar uma breve síntese das causas e consequências da "Destruição das "Barreiras de Coral".

Quais as causas dessa destruição?
  • Aquecimento das águas devido ao "aquecimento global" e ao fenómeno "El Nino";
  • Poluição marinha de múltiplas origens;
  • Recolha de coral pelos homens;
  • Doenças provocadas por vírus, bactérias e fungos;
  • Pesca intensiva com uso de dinamite;
  • Construção de portos marítimos;
  • Turismo descontrolado;
  • Construção de plataformas petrolíferas.
Quais são as consequências?
  • Destruição de um dos mais importantes ecossistemas do planeta que dá abrigo a uma diversidade enorme de organismos;
  • Falta de corais para produzir medicamentos vários;
  • Aumento da erosão costeira (anteriormente protegida pelas barreiras de coral) levando ao desaparecimento de ilhas formadas por atóis de recifes;
  • Diminuição do turismo nos Países em Desenvolvimento (onde se concentram as barreias).
O desenvolvimento e apresentação dos diferentes temas...



O Luís Faustino preferiu trabalhar sozinho, e organizou um pequeno vídeo a partir da "compilação" de pequenos excertos de vários documentários. Fez a montagem, legendou e, no final, tinha uma supresa para o Luís Silva...

Por sua vez, o grupo do Dylan, para além de apresentar o PowerPoint, elaborou uma pequena banda desenhada (com uns "erritos") que foca alguns dos aspectos da contaminação radioactiva...

Parabéns a todos pelo esforço e empenho!


Foi colocado em 23:26 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

3 comentários:

    Amaral disse...

    Adelaide
    Os meus parabéns por esta iniciativa. Estão de parabéns os alinos e os professores que os orientaram.
    Bjo

  1. ... on 31 de maio de 2009 às 20:39  
  2. GeoBlog disse...

    Amaral,
    obrigado pelas palavras!
    Os alunos quando querem surpreendem-nos e estimulam-nos a continuar nesta vida tão stressante e desgastante e, às vezes, de algum desânimo!

  3. ... on 1 de junho de 2009 às 21:06  
  4. Carla Pimentel disse...

    Parabéns, também, à Professora que é muito empenhada e dedicada e por isso consegue estes trabalhos maravilhosos dos alunos... estão muito interessantes e, de certeza, tornaram os alunos mais ricos e sabedores. Bjs

  5. ... on 1 de junho de 2009 às 23:01