...foi assinalado hoje.
A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu, a 19 de Dezembro de 1994, proclamar o dia 16 de Setembro como o Dia Internacional da Protecção da Camada de Ozono para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre substâncias que prejudicam a camada de ozono, em 1987.

A camada de ozono funciona como um sistema imunitário da Terra.
Ela absorve a maioria das radiações ultravioletas, de modo que só uma parte destas radiações consegue atravessar e atingir a superfície terrestre.

Os responsáveis pela destruição da camada de ozono são os clorofluorcarbonetos (CFC) utilizados nos pulverizadores de aerossóis e na indústria de frio. Lançados à superfície da Terra, estes compostos libertam átomos de cloro que reagem com o ozono na alta atmosfera, destruindo-o.
A diminuição da espessura da camada de ozono, conhecida por buraco de ozono, facilita a passagem das radiações ultravioletas, fazendo com que estas cheguem em maior quantidade à superfície terrestre.
Mais informação aqui...


Foi colocado em 00:12 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: