O Dia Mundial da água, celebrado anualmente a 22 de Março, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas no seguimento da Conferência sobre Ambiente e Desenvolvimento, que teve lugar no Rio de Janeiro em 1992.

Na Cimeira do Rio 178 países comprometeram-se a seguir um plano de acção para promover o desenvolvimento Sustentável, conhecido como Agenda 21, em cujo capítulo 18, dedicado aos Recursos de Água Doce, está prevista a celebração do Dia Mundial da água.

A data tem como objectivo sensibilizar o público para a importância da conservação dos recursos hídricos em particular através da implementação das medidas propostas na Agenda 21.

Para 2010 o tema escolhido foi a qualidade da água e o mote é “Água Limpa para um Mundo Saudável” Numa altura em que a falta de acesso à água potável e a fraca qualidade da água de muitos rios põem em causa a saúde humana e dos ecossistemas, o Dia Mundial da água alerta para a necessidade da adopção de estratégias de prevenção da poluição, controlo e recuperação dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais.

O investimento na conservação da água, recurso essencial à vida, deve concretizar-se apesar da conjuntura actual de crise porque se trata de um investimento que se pagará a si mesmo, defende Irina Bokova, directora-geral da UNESCO “Foi estimado que o cumprimento dos objectivos de Desenvolvimento do Milénio relativos ao acesso à água potável e ao saneamento, produziria uma poupança global de mais de 84 milhões de dólares”.
Deixo aqui um pequeno vídeo, retirado do youtube, em banda desenhada, que explica, de uma forma divertida, todo o ciclo da água.



Foi colocado em 21:19 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: